Manejo de potros recém-nascidos1 min de leitura

Potros: No manejo de potros além de contar com profissionais experientes é necessário que sejam habilidosos e gostem do trabalho de adestramento. O animal deve ser tratado de forma carinhosa, pois, o cavalo é um animal sensível.

Logo após o nascimento, deve-se atentar a cuidados com o cordão umbilical, a mamada do potro, sendo essencial a ingestão do colostro e a defecação do mesmo.  A colocação do cabresto no animal deve ser feita após os dois meses de vida do potro, sendo acariciado e bem tratado pelo criador.

O desmame deve ser gradativo, a partir dos cinco meses de vida. Devem ser instaladas cocheiras para abrigar os animais em dias de chuvas. É necessário que seja oferecido ao animal sombra no pasto durante a alimentação nos cochos ou piquetes, os animais devem ficar soltos por maior tempo possível, para garantia de um animal adulto saudável.

Correrias e brincadeiras são necessárias e saudáveis, melhorando a musculatura do animal. O manejo do potro deve ser diário, com qualidade, complementando suas necessidades quando necessário com concentrados, água fresca e de livre acesso, além do sal mineral. 

Fonte: Revista Veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Departamentos