Série: Cavalos e suas origens – Lavradeiro, o cavalo selvagem brasileiro da Amazônia1 min de leitura

Lavradeiro: Poucos sabem, mas em solo brasileiro temos uma parte do pequeno rebanho mundial de cavalos selvagens.  Forjados sob o clima quente daquela região e lutando contra todas as ameaças que lhes sobrevieram nos últimos dois séculos, o Cavalo Lavradeiro é um animal rústico que, conforme pesquisadores da Embrapa, desenvolveu características únicas e dignas de estudo.

Uma característica marcante dos lavradeiros é a resistência e velocidade. Sim, além de muito resistentes, são também excelentes velocistas, podem manter velocidade média de 60 quilômetros por hora durante 30 minutos.

Em se tratando de espécie, os Lavradeiros são o que se chama de cavalos ferais, ou trocando em miúdos, são cavalos que, embora tenha sua origem em animais domésticos, foram introduzidos a natureza e tiveram que se adaptar muito. Mas conseguiram isso.

Mesmo sendo a região do lavrado Roraimense de vegetação pouco nutritiva, os animais se livraram de seus genes fracos através da evolução natural e tornaram-se tão fortes quanto precisavam ser para viabilizar sua sobrevivência, mas não apenas isso, eles conseguiram evoluir.

Os Lavradeiros vieram da europa  a cerca de 200 anos, no período da colonização brasileira. Ao que se sabe são descendentes das raças Garrano e Andaluz. Os animais escaparam de seus donos e encontraram a liberdade de volta à natureza.

Há ainda uma participação considerável do puro sangue inglês na formação da raça, já que Roraima faz divisa com a Guiana, antiga Guiana Inglesa, então colônia da Inglaterra, por isso muitos animais vieram de lá para Roraima.

Fonte: Multicavalos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Departamentos