Série: Cavalos e Suas Origens – Holsteiner2 min de leitura

Holsteiner é uma raça de cavalos originária do norte da Alemanha, na região de Schleswig e Holstein. É um cavalo muito popular para hipismo em varias regiões do planeta.

Ele é forte e tem resistência. É considerada a raça mais antiga dos cavalos de sangue-quente, tendo sua origem no século XIII. São usados principalmente em saltos, adestramento, atrelagem e cross-country.

Características

Segundos os padrões da raça, o Holsteiner tem de ser atlético e muito expressivo, dotes ideais para o desporto de salto de obstáculos, mas também para a doma clássica e o concurso completo.

São cavalos de tamanho médio, com uma altura até aos 173 cm, sendo que os sementais idealmente devem ter os 173 cm no mínimo. O pescoço é arqueado. Hoje em dia a sua cabeça é pequena (graças às cruzamentos como cavalos ingleses), com olhos grandes e muito expressivos.

Todo o seu físico deve mostrar a sua potência, pois este é um cavalo muito forte. Em relação ao seu pêlo este pode assumir todo o tipo de padrões e cores sem qualquer tipo de restrições.

Curiosidades

Ainda que os Holsteiners representam apenas 6% da população europeia de cavalos no total, estão presentes numa grande proporção entre os campeões de desporto, em particular nas competições de salto. Também há muitos Holsteiners entre os melhores cavalos de doma e concurso completo.

Em 2010 a raça Holsteiner ocupou o segundo lugar no ranking de salto, o sexto em doma clássica e o décimo em concurso completo. Eles já obtiveram uma serie de medalhas nos Jogos Olímpicos. Entre as de ouro, desde 72 a 2008 que esta raça tem ganho.

Comportamento

O comportamento dos cavalos é conhecido por todos. No caso de o Holsteiner, eles se destacam por seu equilíbrio, calma, confiabilidade e valor. No entanto, há quem afirme que o duro treinamento ao qual foram submetidos, para fazer deles grandes saltadores, fez com que a raça se tornasse arisca e difícil de montar.

Se isto é verdade ou não, não sabemos. Porém, os resultados esportivos obtidos pela raça nos deixam ver que o esforço e o treinamento valeram a pena. Nós adoramos ter ajudado você a conhecer mais de perto a esta maravilhosa raça, acreditamos que ela merece o reconhecimento como a raça de cavalos mais belos da história equestre.

Fonte: Multicavalos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Departamentos