Série: Cavalos e Suas Origens – Paint Horse

Paint Horse é uma raça de cavalo originária dos Estados Unidos, caracterizada por ser inteligente, musculosa, versátil, forte e atlética. A conformação musculosa, em relação à construção óssea e muscular, fazem que este cavalo seja adaptado para trabalho em fazenda. Embora geralmente com estrutura óssea forte e balanceada, o Paint é um animal considerado bonito, especialmente na área do pescoço e da cabeça. Cada cavalo tem uma combinação de grandes partes brancas com outras cores.

É uma raça relativamente nova no Brasil. O seu início se deu nos Estados Unidos, a partir da não concessão de registro de certas colorações com grande porcentagem de branco do cavalo Quarto de milha. Assim, essas colorações alternativas que eram rejeitadas acabaram formando uma nova raça, o Paint horse. O Paint é uma opção para os criadores de Quarto de milha, é um cavalo que une a versatilidade com a bela pelagem alternativa. O nome “pinto” vindo do espanhol “pintado”, se tornou para os cowboys do oeste americano “paint”, assim nomeando a raça de Paint horse (Cavalo pintado). Cavalos mosqueados ou com mais de uma cor também eram chamados de “calicos”.

O Paint Horse possui dois tipos de coloração: overo e tobianoOvero é a pelagem de fundo básica com grandes manchas brancas e irregulares; tobiano é a pelagem de fundo branco com grandes manchas de outras cores e irregulares.

Antes de ser criada a associação do cavalo Paint no Brasil, a ABQM passou a fazer um registro especial de cavalos Quarto de milha, especificando o excesso do branco.

Curiosidades

1- Novo Mundo, Novo Cavalo

O ancestral do Paint Horse Americano estava entre os 17 cavalos trazidos ao Novo Mundo, mais especificamente ao México, pelo espanhol Hernando Cortés, em 1519. No início dos anos 1800, estes cavalos malhados se tornaram selvagens e se espalharam por toda a América do Norte.

2- O preferido dos índios Comaches e dos cowboys

Por causa de sua cor e desempenho, logo os paint horses se tornaram a montaria favorita do índio americano que valorizava esses cavalos selvagens acreditando que sua coloração única tinha propriedades mágicas e os protegiam na batalha.

4- Muitos nomes, um só cavalo

De 1800 a 1900, estes cavalos manchados foram chamados por uma variedade de nomes: pinto, paint, skewbald, malhado. No final dos anos 1950 um grupo dedicado a preservar o cavalo manchado se organizou nos Estados Unidos na Pinto Horse Association. Em 1962, um outro grupo de entusiastas do cavalo dedicado a preservar sua cor fundou a American Paint Stock Horse Association (APSHA) sob a liderança de Rebecca Tyler Lockhart.

4- Uma raça valorizada

Atualmente, é uma das raças mais caras nos Estados Unidos. No Brasil, é campeão de importação e o número de associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint) só cresce.

5- Cada Paint Horse é único

Cada Paint Horse tem suas próprias marcações originais. Não há dois iguais. A cor do pelo e o padrão fazem do Paint Horse um cavalo único, o que ajuda em sua valorização.

As manchas podem ser de qualquer forma ou tamanho e podem estar localizadas em qualquer lugar do corpo do animal. Embora os Paints tenham uma variação de cores com manchas diferentes, existem somente três especificações do padrão de cores:

Tobiano

O tobiano é escuro em um ou ambos os flancos com áreas brancas ovais ou redondas regulares ao longo do pescoço e peito produzindo um aspecto de manchas irregulares. As marcações da cabeça são as mesmas. A cauda geralmente tem duas cores.

Overo

O branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda e, geralmente, todos os quatro pés são escuros. O branco é encontrado em padrões irregulares e o cavalo pode ser predominantemente escuro ou branco. A cauda usualmente tem apenas uma cor.

Tovero

O Tovero é escuro ao redor das orelhas, e isso pode estender-se para a testa e os olhos. O peito, flancos, e base da cauda têm pontos de tamanho variável.

Fonte: Giro Rural


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Departamentos