Série: Cavalos e Suas Origens – Puro-sangue inglês

puro-sangue inglês (em inglês: thoroughbred), também conhecido como PSI, é uma raça de cavalos originária da Inglaterra. Sua principal utilização, devido à sua grande velocidade e estâmina, é em competições esportivas como o turfe (corridas) e o hipismo.

O puro-sangue inglês foi desenvolvido durante os séculos XVII e XVIII na Inglaterra, pelo cruzamento de éguas locais com garanhões árabes e berberes. A necessidade da melhora do desempenho em pistas dos animais existentes nas ilhas britânicas derivou do gosto popular crescente pelas competições, originalmente restritas às propriedades rurais para distração dos landlords (senhores de terras).

Caracteristicas

O cavalo apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas.

As principais aptidões do cavalo PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.

Curiosidades

Um recente estudo genético mostra que 95% dos puro-sangue do sexo masculino são descendentes diretos (através do seu cromossomo Y ) de Darley Arabian. No entanto, o pedigree de Puro Sangue moderna mostra que a maioria dos cavalos tiveram mais cruzamentos com a linha de Godolphin Arabian (13,8%) do que a de Darley Arabian (6,5%) quando se leva em conta todas as linhas maternas e paternas de descida.Curiosamente, como uma porcentagem de influência nas linhas de Puro Sangue moderna, Bay Barb de Curwen (4,2%) aparece mais frequentemente do que Byerley Turk (3,3%). A maioria do puro-sangue que existem hoje está diretamente descendente de apenas 27 ou 28 garanhões do século XVIII e XIX.

Nome em inglês: Thoroughbred

Origem: Inglaterra

Uso: Corrida

Influências: Cavalo árabe

Você tem opiniões, experiências ou curiosidades sobre a raça? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: Giro Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Departamentos